Pesquisar no Blog ou Web

domingo, 15 de novembro de 2009

Complemento ou adjunto?


Se o termo indica posse, matéria ou qualidade, é adjunto adnominal; mas, se completa o sentido transitivo do nome, então é complemento nominal.
Uma das maiores dificuldades dos estudiosos de sintaxe é a distinção entre adjunto adnominal e complemento nominal. Em princípio, o adjunto adnominal, formado pela preposição de + nome, vem sempre depois de um substantivo e indica posse (livro de Pedro), matéria (cadeira de aço) ou qualidade (menino de ouro). O complemento nominal não oferece problema quando vem depois de adjetivo (fiel à lei) ou de advérbio (independentemente da vontade).

O problema é quando um dos termos, o complemento ou o adjunto, vem depois de substantivo. Se este é abstrato, tem força transitiva, e aí teremos um complemento nominal: a invasão de terras (ato de invadir), criação de galinhas (ato de criar). Se o nome for concreto, teremos adjunto adnominal: "A plantação de trigo foi destruída pelo incêndio" (plantação de trigo = trigal). Mas em "A plantação de trigo cria divisas para o país", a plantação é o ato de cultivar trigo, e "de trigo" é complemento nominal.

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11733

Nenhum comentário:

Postar um comentário