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sábado, 5 de junho de 2010

Orações Subordinadas Adverbiais (Conteúdo e Exercícios)


Período composto por subordinação
No período composto por subordinação sempre aparecem dois tipos de oração: oração principal e oração subordinada.
O período:
Todos esperam sua volta

É um período simples, pois apresenta uma única oração. Nele podemos identificar:
Todos (suj.) esperam (v.t.dir.) sua volta.(obj. direto)
Se transformarmos o período simples acima em um período composto, teremos:
Todos esperam que você volte.

1ª oração: Todos esperam
2ª oração: que você volte

Nesse período, a 1ª oração apresenta o sujeito todos e o verbo transitivo direto esperam, mas não apresenta o objeto direto de esperam. Por isso, a 2ª oração é que tem de funcionar como objeto direto do verbo da 1ª oração.
Verificamos, então, que:

I. a 1ª oração não exerce, no período acima, nenhuma função sintática. Por esse motivo ela é chamada de oração principal.
II.
 a 2ª oração depende da 1ª, serve de termo (objeto direto) da 1ª e completa-lhe o sentido. Por esse motivo, a 2ª oração é chamada de oração subordinada.

Resumindo:
Oração principal: é um tipo de oração que no período não exerce nenhuma função sintática e tem associada a si uma oração subordinada.

Oração subordinada: é toda oração que se associa a uma oração principal e exerce uma função sintática (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) em relação à oração principal.
As orações subordinadas adverbiais são dos seguintes tipos: causais, comparativas, consecutivas, concessivas, condicionais, conformativas, finais, proporcionais e temporais.

1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?" feita à oração principal. Exemplos:
Carlos saiu porque precisava.
Amadeu não saiu porque estava frio.
Nilo Lusa deixou o magistério porquanto sua saúde era precária.
São conjunções causais: porque, que, porquanto, visto que, por isso que, como, visto como, uma vez que, já que, pois que. 

2ª. Comparativas: são aquelas que correspondem ao segundo termo de uma comparação. Exemplos:
Marisa é tão boa digitadora quanto Teresa
"A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro"
São conjunções comparativas: como, mais do que, assim como, bem como, que nem (como), tanto quanto.

 3ª. Consecutivas: são aquelas que são introduzidas por um termo intensivo que vem em seguida à oração principal, acrescentando-lhe idéias e explicações, ou completando-a, ou tirando uma conclusão. Exemplos:
Otávio bebia tanto que morreu afogado no seu próprio vômito.
Faça seu trabalho de tal modo que não venha a lastimar-se do resultado que dele possa advir.
São conjunções consecutivas: (tanto) que, (tão) que, (de tal forma) que.

4ª. Concessivas: são aquelas que se caracterizam pela idéia de concessão que transmitem à oração principal. Exemplos:
Ainda que faça frio, o jogo realizará.
Cristiano foi ao parque, embora estivesse chovendo.
Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
São conjunções concessivas: embora, posto que, se bem que, ainda que, sempre que, desde que, conquanto, mesmo que, por pouco que, por muito que.

5ª. Condicionais: são aquelas que se caracterizam por transmitir idéias de condição à oração principal. Exemplos:
Se o filme for ruim, sairei do cinema.
Caso tivesse realizado as obras necessárias, não teria perdido a eleição.
São conjunções condicionais: se, salvo se, senão, caso, desde que, exceto se, contanto que, a menos que, sem que, uma vez que, sempre que.

6ª. Conformativas: são aquelas que indicam o modo como ocorreu a ação expressa na oração principal. Exemplos:
Conforme as últimas notícias, o mundo corre risco de uma guerra generalizada.
Realizei seus desejos como você me havia sugerido.
Escrevi carta burocrática, segundo o estilo oficial estabelece.


7ª. Finais: são aquelas que indicam o fim ou finalidade à oração principal. Exemplos:
É preciso que haja políticos de concepções liberais extremadas para que os conservadores não reduzam os homens a títeres.
Antônio Carlos falou baixinho a fim de que não fosse percebida sua revolta.


8ª. Proporcionais: são aquelas que transmitem idéia de proporcionalidade à idéia principal. Exemplos:
À proporção que o tempo passa, a agonia recrudesce.
O barulho de algazarra aumenta à medida que se aproxima das crianças.
São conjunções subordinativas proporcionais: à medida que, à proporção que, ao passo que.

9ª. Temporais: são aquelas que indicam relação de tempo naquilo que se refere à ação expressa pela oração principal. Exemplos:
Enquanto leio poesia, recupero o equilíbrio emocional.
Cada vez que eu penso, te sinto, te vejo...
São conjunções subordinadas temporais: quando, enquanto, agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que, apenas, antes que, até que, sempre que, depois que, cada vez que.



1) Escreva no espaço o tipo de relação existente entre a oração adverbial destacada e a
oração principal:

a) “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me pedindo um pouco.” (Carlos
Drummond de Andrade) _____________________________________________________

b) “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)
_________________________________________________________________________

c) “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes.” (Carlos Drummond
de Andrade) _________________________________________________________________

d) “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que os pintores amigos
possam pintar.” (Rubem Braga) ____________________________________________________

e) Se queres a paz, prepara a guerra. __________________________________________

f) Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça (...).”(Carlos Drummond de
Andrade) _________________________________________________________________

g) “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (Folha
de S.Paulo) ___________________________________________________________________

2. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:

a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.

b. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.

c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.

d. Como estava triste, isolou-se do grupo.

e. Tudo saiu conforme havíamos previsto.

f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.

g. Mentiram para mim, como pude constatar. 

h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã .

3.  “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.

4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre idéia de proporção.
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:

a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.

Por Cristiane Toledo


15 comentários:

  1. Concordo em tudo com o anonimation, menos a 3 que é a E causal. Tô com o livro de gramática do meu lado. :D

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  2. 1

    consecutiva
    causal
    concessiva
    final
    condicional
    temporal
    conformidade
    2-
    temporal
    proporcional
    causal
    causal
    conformidade
    temporal
    conformidade
    final
    3-
    LETRA D
    4- LETRA B
    correto , a minha professora de gramatica conferiu :) espero ter ajudado obrigado :)

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  3. Minha professora passou esses mesmo exercícios semana passada pra gente e hoje eu estudando os encontrei aqui, haha.

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  4. Bom exercícios eu vó fazer prova amanha xD

    Espero que esses exercícios me ajudem, mas pensando bem vão ajudar com certeza xD

    Valeu ae! Me desejem boa sorete amanha Por Favor!

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  5. Perfeito! Me ajudou bastante, somente esse blog conseguiu me ajudar a entender tudo sobre esse assunto, tenho prova nessa segunda e não sabia sobre nada disso. Obrigado!

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  6. Ótimo este site...me ajudou muito!!Aprendi tudo agora.Obrigada

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  7. o exercicio é muito bom, mas falta o gabarito correto.

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  8. alguém por favor me responde porque a 2-d é causal ?

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  9. Pois como ele estava triste ele se isolou do grupo ...
    qual goi a causa(porque) que ele se isolou do grupo? porque estava triste

    Espero ter ajudado !


    :D

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  10. Não entendo como a maioria de vcs não estudaram as conjunções adverbiais e não sabem que as conjunções causais são: que, porque, pois, visto que, já que, por isso, como(= porque), desde que, porquanto, UMA VEZ QUE!!! Ou seja, a alternativa correta na terceira questão é a letra "E". Obrigado!

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    1. Obrigada pela resposta. A questão não é só a conjunção, mas o sentido da oração. Qual foi a causa dele ter se isolado do grupo?

      Porque estava triste.

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  11. Apesar de alguns erros adorei seu blog acho que por ele consigo tirar 10 na minha prova de português.

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