Pesquisar no Blog ou Web

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Estrato ou extrato?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra estrato se refere a uma camada, uma faixa. A palavra extrato se refere, principalmente, a alguma coisa que foi retirada de outra, ou seja, extraída de outra.

Estrato tem sua origem na palavra em latim stratu, devendo assim ser escrita com s. Estrato é um substantivo comum masculino e se refere a uma faixa, uma camada: camada da pele, camada de um terreno sedimentar, camada social, camada populacional, … Significa também um conjunto de nuvens baixas, em formato de camadas horizontais uniformes e acinzentadas.

Exemplos:
O solo é formado por diferentes estratos.
Uma educação de qualidade deveria ser um direito para todos os estratos sociais.
Existem três tipos diferentes de nuvens: estratos, cúmulos e cirros.

Extrato tem sua origem na palavra em latim extractus, devendo assim ser escrita com x. Estrato é um substantivo comum masculino e se refere a alguma coisa que foi extraída de outra, como extrato de tomate, extrato de carne,… Refere-se ainda a um perfume, essência aromática. Significa também uma pequena passagem de um texto e um registro de movimentos bancários de uma conta.

Exemplos:
Estou precisando de extrato de tomate para fazer este molho.
Todas as semanas eu analiso meu extrato bancário.
Para exemplificar esta situação, retirei este extrato da obra literária deste escritor.

As palavras extrato e estrato apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: extrato/estrato, acessório/assessório, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

http://duvidas.dicio.com.br/estrato-ou-extrato/

Nenhum comentário:

Postar um comentário