Pesquisar no Blog ou Web

domingo, 31 de outubro de 2010

Metáfora desgastada

Você já parou para pensar que a palavra "embarcar" deriva de barco ou barca? "Embarcar", ao pé da letra, significa entrar no barco ou na barca, e não no trem, no carro, no ônibus ou no avião. No entanto todo mundo embarca no trem, no carro, em todos os meios de transporte.
Esse é um fenômeno lingüístico chamado catacrese, um tipo de metáfora desgastada.É o emprego de uma palavra no sentido figurado por falta de um termo próprio. 
A metáfora se faz por semelhança. No caso, a semelhança entre um barco e um trem está em que ambos são meios de transporte. Como não existe um verbo específico para cada meio de transporte, então utilizamos - por metáfora - o verbo "embarcar" para todos eles. Com o tempo, a metáfora se desgasta, fenômeno a que damos o 
nome de catacrese.

Vamos a um exemplo interessante de catacrese na música "Azul", de Djavan:


Eu não sei se vem de Deus
do céu ficar azul
ou virá dos olhos teus
essa cor que azuleja o dia?
Se acaso anoitecer
do céu perder o azul...

Será que "azul" e "azulejo" têm algo em comum? Os bons dicionários alegam que sim. Dizem que o azulejo, quando surgiu, era branco ou azul, e por isso emprestou da palavra "azul" a origem de seu nome. Por isso "azulejo" é uma catacrese: por semelhança lógica com a cor azul, por metáfora que se desgastou com o uso.

Outros exemplos de catacrese:
bico da pena
dente do alho
dente do pente
braço da cadeira

Um comentário:

  1. Muito interessante esta matéria. Há umas duas semanas pensava sobre a questão de embarcar no avião... pensei comigo: por que dizem embarcar? embarcar tem a ver com barco!?
    Ao ler seu artigo minha dúvida foi sanada.
    Obrigado e Deus a abençoe!

    ResponderExcluir