Pesquisar no Blog ou Web

domingo, 24 de outubro de 2010

Exercícios sobre Pronomes

1) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes: 

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas. 
R= Elas

b) Hoje Gabriel ficou de castigo. Gabriel está muito teimoso. 
R= Ele

c) Beatriz foi passar as férias na praia.Beatriz adora ir pra lá. 
R= Ela

d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete. 
R= Nós

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte. 
R= Eles

2) Complete as frases usando os pronomes comigo, contigo, e consigo. 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai comigo
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá contigo. 
c) O professor saiu da sala. Ele levou as provas dos alunos. consigo.

3) “Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é:
a) pronome adjetivo indefinido x
b) pronome substantivo indefinido
c) pronome adjetivo demonstrativo
d) pronome substantivo demonstrativo
e) nenhuma das alternativas acima é correta

4) Identifique os substantivos determinados pelos pronomes destacados no trecho seguinte.
As lulas-gigantes
Em 2006, um ano depois de ter sido fotografada pela primeira vez em seu hábitat natural, um pesquisador japonês conseguiu captar imagens de uma lula-gigante a cerca de 960 km de Tóquio.
Até então, tudo o que se sabia sobre esse animal veio de estudos realizados com indivíduos já mortos, capturados em alto-mar ou encontrados em praias.
A lula-gigante é mais ágil do que se pensava. Aparentemente, ela usa seus tentáculos para envolver as presas e estrangulá-las, de maneira semelhante ao que fazem as jibóias com suas vítimas.
TIRABOSCHI, Juliana. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2010 (texto adaptado),
 R= Seu = habitat, esse= animal, seus= tentáculos, suas= vítimas.
5) Complete:
Os pronomes adjetivos concordam em gênero e número com os substantivos que determinam.


6) Empregue nos exercícios a seguir o pronome demonstrativo adequado:
1 - Este mês em que estamos está passando rápido. (este, esse)
2 – Por que você está usando essa calça rasgada? (esta, essa)
3 – Como são difíceis estes dias que estamos atravessando! (estes, esses)
4 – Qual o manequim desse vestido que você está usando? (deste, desse)
5- Você viu aquela moto que passou.


7.) Se é para ……. dizer o que penso, creio que a escolha se dará entre ……. .”
 a) mim, eu e tu                            d) eu, mim e tu
b) mim, mim e ti                          e) eu, eu e ti
c) eu, mim e ti x

8) Identifique o pronome na frase a seguir e classifique-o:

Minha família é projeto de Deus.

Minha - Pronome adjetivo que indica posse

9. Classifique as palavras grifadas em pronome substantivo e pronome adjetivo:
a) Nós comeremos carne assada no almoço.
R= Pronome substantivo

b) Ninguém sabe o que perguntar.
R= Pronome substantivo

c) Essa blusa está muita bonita em você.
R= Pronome adjetivo

d) Alguém entrou no escritório.
R= Pronome substantivo

e) Meu cachorro é manso.
R= Pronome adjetivo

Por Cristiane Toledo 

Um comentário:

  1. Parabéns Cristiane por seu trabalho, facilitando a vida tão corrida como a do professor.Obrigada!

    ResponderExcluir