Pesquisar no Blog ou Web

quinta-feira, 10 de março de 2011

Pentiar ou Pentear?

O correto é pentear.

Sinônimos de Pentear

Pentear: alisarcardarcompor e desemaranhar

Definição de Pentear

Classe gramatical de pentear: Verbo transitivo
Tipo de verbo: irregular
Separação das sílabas de pentear: pen-te-ar
Possui 7 letrasPossui as vogais: a ePossui as consoantes: n p r tPentear escrita ao contrário: raetnep

Frases na imprensa com pentear

Cumprindo suas obrigações de esposa, entregando seu corpo aos desejos do marido, e talvez aos seus próprios, Lindu descobriu segredos. E logo se tornou mãe. Ano a ano, os filhos chegaram. Em 1936 nasceu José Inácio da Silva, apelidado mais tarde de Zé Cuia, por usar sempre uma pequena cuia de água para molhar e pentear o cabelo. Folha de São Paulo, 10/11/2009
Verdade. Uma regra básica: tudo o que é bom para o couro cabeludo é bom para os fios, porém nem tudo que é bom para o fio deve ser usado no couro cabeludo. Isto vale para os condicionadores, cremes de pentear e os chamados xampus 2 em 1. Folha de São Paulo, 16/10/2009

Conjugação do verbo pentear

Infinitivo: pentear
Gerúndio: penteando
Particípio passado: penteado

INDICATIVO

  • Presente do Indicativo
    eu penteio
    tu penteias
    ele penteia
    nós penteamos
    vós penteais
    eles penteiam
  • Imperfeito do Indicativo
    eu penteava
    tu penteavas
    ele penteava
    nós penteávamos
    vós penteáveis
    eles penteavam
  • Perfeito do Indicativo
    eu penteei
    tu penteaste
    ele penteou
    nós penteamos
    vós penteastes
    eles pentearam
  • Mais-que-perfeito do Indicativo
    eu penteara
    tu pentearas
    ele penteara
    nós penteáramos
    vós penteáreis
    eles pentearam
  • Futuro do Pretérito do Indicativo
    eu pentearia
    tu pentearias
    ele pentearia
    nós pentearíamos
    vós pentearíeis
    eles penteariam
  • Futuro do Presente do Indicativo
    eu pentearei
    tu pentearás
    ele penteará
    nós pentearemos
    vós penteareis
    eles pentearão

SUBJUNTIVO

  • Presente do Subjuntivo
    que eu penteie
    que tu penteies
    que ele penteie
    que nós penteemos
    que vós penteeis
    que eles penteiem
  • Imperfeito do Subjuntivo
    se eu penteasse
    se tu penteasses
    se ele penteasse
    se nós penteássemos
    se vós penteásseis
    se eles penteassem
  • Futuro do Subjuntivo
    quando eu pentear
    quando tu penteares
    quando ele pentear
    quando nós pentearmos
    quando vós penteardes
    quando eles pentearem

IMPERATIVO

  • Imperativo Afirmativo
    penteia tu
    penteie ele
    penteemos nós
    penteai vós
    penteiem eles
  • Imperativo Negativo
    não penteies tu
    não penteie ele
    não penteemos nós
    não penteeis vós
    não penteiem eles

INFINITIVO

  • Infinitivo Pessoal
    por pentear eu
    por penteares tu
    por pentear ele
    por pentearmos nós
    por penteardes vós
    por pentearem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário