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quarta-feira, 3 de março de 2010

Narração


Narração" é um relato organizado de acontecimentos reais ou imagináveis. Deve-se destacar o movimento dos fatos, mantendo aceso o interesse do leitor, expor os acontecimentos com rapidez, relatando-se apenas o que é significativo.


A Narração envolve:
  • quem? Personagens
  • quê? Atos, enredo
  • quando? A época em que ocorreram os acontecimentos
  • onde? O lugar da ocorrência
  • como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos
  • por quê? A causa dos acontecimentos.
Na Narração, deve-se evitar que os acontecimentos se amontoem, sem nenhum significado.
Força-se selecionar fatos relevantes, evitando-se, quando possível, detalhes planos, as séries de adjetivos.
Recomenda-se o uso preferencialmente de substantivos.


Fonte: www.jurisway.org.br
NARRAÇÃO


A narrativa é uma forma de composição na qual há um desenrolar de fatos reais ou imaginários, que envolvem personagens e que ocorrem num tempo e num espaço. Narrar é, pois, representar fatos reais ou fictícios utilizando signos verbais e não verbais.
Há alguns tipos de narrativa:

1- uma piada

Manuel recebeu um telefonema do gerente do banco.
- Seu Manuel, estou lhe telefonando para avisar que a sua duplicata venceu .
- E quem pegou em segundo lugar ?

2- uma notícia de jornal

"A poda indiscriminada de árvores em algumas localidades de Jaú , durante o verão, tem contribuído para elevar em até 5 graus a temperatura nas calçadas. “ (Comércio do Jahu - 23-1-97)

3- um texto literário

A galinha Cocoricó estava há dias chocando seu ovo, quando ouviu um barulhinho:
- Chegou a hora ! Meu filho vai nascer!
A casca do ovo foi se partindo e uma frágil criaturinha começou a dar sinal de vida.
Cocoricó não cansava de admirar a sua cria, que, toda desengonçada , tentava equilibrar-se sobre suas cambaleantes perninhas.
Passadas algumas horas, lá estava o pintinho amarelinho, fofinho, aconchegado sob as penas de Cocoricó.
- Você vai se chamar Uto !

4- Uma história em quadrinhos

utiliza ao mesmo tempo o código verbal e o não verbal e o contexto extra-lingüístico é importantíssimo para a compreensão da linguagem.

5- Uma letra de música

“Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão “ ( Vinicius de Moraes)

6- um poema

Sonhe alto, sempre e mais
Faça a cada dia a vida
Na medida do seu sonho.
Sonhe e, ao mínimo gesto,
Seu ser inteiro empreste,
Sua marca em tudo ponha
Que o Homem não é alto
Nem baixo e se faz...
Da estatura do que sonha ! (Elcio Fernandes)



Para que a narrativa tenha qualidades, o assunto deve ser relatado de forma original e despertar no leitor interesse pelo desenrolar da história. A linguagem deve ser clara, simples, correta e a história deve parecer real, ser verossímil, isto é, deve dar a impressão de que ela pode ter acontecido. Exemplo:
“Era noite de inverno, uma daquelas não muito frias, a ocasião ideal para ouvir uma boa música. Pensando nisso, o casal se arrumou e foi ao teatro para ouvir o concerto da Banda.

O teatro estava quase lotado e percebia-se a presença de várias crianças andando ruidosamente pelos corredores.
- Ih, pensou a mulher - criança pequena e concerto é uma combinação que raramente dá certo ... Aliás, nunca dá certo.
Mas ficou quieta, não comentou nada com o marido. Poderia parecer chata, implicante. Afinal, os tempos mudaram e talvez as crianças também; elas estão tão “adultificadas” que, quem sabe, podem até apreciar um bom concerto... Será ?
O castigo veio a cavalo , pois mal ela e o marido acomodaram-se nas primeiras poltronas de uma fileira, sentaram-se justamente atrás deles, um rapaz com a esposa, seu filhinho de uns quatro anos e um senhor de idade, o avô.
- Ô mãe, quanta polícia lá no palco ! Por quê ?
- É que a banda é da polícia !
- Ô mãe, o que que aquele “ ómi” com aquela baciona vai fazer ?
- Aquilo não é uma baciona. É um instrumento. Ele vai tocar ! Aquilo é o “baxotuba”.
- O quê ? ! E aqueles “ómis” segurando aqueles bambus ?
- Não é bambu ! Também é um instrumento. Fique quietinho que quando a banda começar a tocar, você vai ver.”

Um passo preparatório para a produção de texto narrativos, é , sem dúvida, a elaboração de falas em balões, dando seqüência.


Exercícios -Recortar uma tira de uma história em quadrinhos, retirando-se delas todas as falas dos balões. Colocar outras falas, dando seqüência.


Os principais elementos de uma narrativa são:

1- o enredo ou a trama

Formado pelos fatos que se desenrolam durante a narrativa. Toda história tem uma introdução, na qual o autor apresenta a idéia principal, os personagens e o cenário; um desenvolvimento , no qual o autor detalha a idéia principal e há dois momentos distintos no desenvolvimento : a complicação ( têm inícios os conflitos entre os personagens) e o clímax ( ponto culminante ) e um desfecho, que é a conclusão da narrativa.


Exercícios - O rapaz varou a noite inteira conversando com os amigos pela Internet. O pai , quando acordou às 6 horas, percebeu a porta do escritório fechada e a luz acesa . O filho ainda estava no computador e não havia ido dormir . Sem que este percebesse, trancou a porta por fora . Meia hora depois...
a- Desenvolva a idéia acima, colocando uma complicação, um clímax e um desfecho.
b- Reescreva a Narração, invertendo a ordem: coloque primeiro o desfecho e depois o restante da narrativa.
c- Reescreva novamente a Narração, agora colocando o clímax como primeiro parágrafo.

2- o tempo

Cronológico ou exterior - é marcado pelo relógio. É o espaço de tempo em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações; psicológico ou interior, não pode ser medido como o tempo cronológico, pois refere-se à vivência dos personagens, ao seu mundo interior.


Exercícios - Na porta da igreja, a moça pegou o carro, bateu a porta e saiu acelerando.


Imagine as seguintes situações:
a- A cena se passa em 1930. Narre o fato que gerou essa ação e a reação das pessoas que assistiram ao fato.
b- A cena se passa em 1998. Narre o fato que gerou essa ação e a reação das pessoas que assistiram ao fato.


Exercício - Lembre-se de uma experiência que já tenha vivido e que durou poucos minutos, por exemplo, um acidente ou um incidente. Conte-o quebrando a ordem cronológica dos fatos, introduzindo sentimentos, conflitos, reflexões, recordações.

3- o espaço

Onde os acontecimentos se desenrolam.


Exercícios - O céu se fechou em nuvens negras, relâmpagos iluminavam tudo.Começou a chover forte.
a- A cena ocorre no Nordeste, depois de 6 meses sem chuva. Descreva o ambiente e a reação das pessoas diante do fato.
b- A cena ocorre no Sul, onde chove sem parar há 15 dias. Descreva o ambiente e a reação das pessoas diante do fato.

4- os personagens

São os seres envolvidos nos fatos e que formam o enredo da história. Eles falam, pensam, agem, sentem , têm emoções. Qualquer coisa pode ser transformada em personagem de uma narrativa .Os personagens podem ser pessoas, animais, seres inanimados, seres que só existem na crendice popular, seres abstratos ou idéias e outros. O protagonista é o personagem principal, aquele no qual se centraliza a narrativa. Pode haver mais de um na Narração. O antagonista é o personagem que se opõe ao principal. Há ainda os personagens secundários, que são os que participam dos fatos, mas não se constituem o centro de interesse da Narração.


Exercícios
a- Um grande mistério acaba de ser desvendado: descobriram quem roubou o banco. Narre um pequeno texto em que você é o protagonista .
b- Usando o mesmo fato narrado acima, narre um pequeno texto em que você é o antagonista .
c- Agora você é apenas um personagem secundário da ação acima. Narre-a .
d- Ouviu-se a seguinte notícia : “ O Rei Leão escolherá seu mensageiro-mór entre os animais da Floresta. Aquele que apresentar o melhor plano de trabalho, será o vencedor.“
Você é uma tartaruga. Narre como pretende ser a escolhida. Exalte suas qualidades.
Você é uma lebre. Narre como pretende ser a escolhida. Exalte suas qualidades.
Você é um beija-flor. Narre como pretende ser o escolhido. Exalte suas qualidades.
A fala dos personagens pode ser feita em discurso direto ( com diálogos e verbos de elocução - o próprio personagem fala ) e em discurso indireto ( o autor conta com suas próprias palavras o que o personagem diria.)


Exemplo de discurso direto
- Você sabe que o seu irmão chegou ?


Exemplo de discurso indireto
Ele perguntou se ele sabia que o seu irmão havia chegado .

Há ainda o discurso indireto livre , que mescla o discurso direto com o indireto, dando a impressão que o narrador e o personagem falam em uníssono. Não há presença de verbos de elocução, de travessões, dois pontos, nem de orações subordinadas substantivas próprias do discurso indireto.



Exemplo de discurso indireto livre:
“ Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabeça. Forjara planos. Tolice, quem é do chão não se trepa.” ( Graciliano Ramos)


Exercícios
a- Escolha uma pessoa que admira ( escritor, político, artista ) e crie um diálogo entre vocês , trocando idéias sobre algum fato.
b- Você acorda e seu cachorro está do lado da sua cama. Ele começa a falar. Narre o diálogo entre vocês dois.

5- o narrador

É quem relata os fatos.
O narrador pode assumir duas posições:


a- narrador observador ( narrador de terceira pessoa - o foco narrativo é de terceira pessoa ) - relata os acontecimentos como observador. Alguém está observando o fato e conta o que acontece ou aconteceu. Esse observador pode participar da história ou estar fora dela. A narrativa desenvolve-se em terceira pessoa. Exemplo: “Ele morava numa cidadezinha do interior. Tinha nascido ali, conhecida todo mundo.Era muito dado, dado demais para o gosto da mulher, que estava sempre de olho nos salamaleques que ele vivia fazendo para a mulherada do lugar. - Puras gentilezas - dizia ele. Afinal, sou um cavalheiro...
Levantava-se todos os dias na mesma hora, tomava o seu café, pegava a garrafa de água, o panamá, o cachorro e ia para a fazenda, herança de família. Mas não era de só ficar dando ordens não. Gostava mesmo era da lida.”


b- narrador personagem ( narrador de primeira pessoa - o foco narrativo é de primeira pessoa ) - um personagem participante da história narra os fatos. Vê os fatos de dentro para fora e a narrativa desenvolve-se em primeira pessoa. Exemplo: “Contou-me uma guia em Buenos Aires, que quando se diz que essa cidade é a mais européia das Américas, muitas pessoas torcem no nariz. Pura dor de cotovelo ! Quem conhece Buenos Aires como eu, sabe que isso é verdade.”
De acordo com o conceito de Narração, podem-se narrar tantos fatos reais, que é o relato de ações praticadas pelas pessoas ( livros científicos, livros de História, notícia de jornal) , como fatos fictícios , com personagens que podem até ser reais, mas que não tem necessariamente compromisso com a realidade. Neste último caso, o fato pode ser totalmente inventado ou até baseado na realidade, porém enriquecido pela imaginação de quem relata.
Fonte: www.lanavision.com
NARRAÇÃO
Você estudou, nos capítulos passados, uma das mais importantes tipologias textuais: a dissertação, cujas principais características são a argumentação (que visa a provar a veracidade da tese ao leitor) e a função referencial (texto voltado ao assunto, ao contexto, à realidade). O texto dissertativo, como já vimos, é dividido na maior parte das vezes em três partes: a introdução (momento em que se expõe a idéia sobre a qual se vai dissertar), o desenvolvimento (em que se encadeiam os argumentos que pretenderão atestar a veracidade da tese) e a conclusão (em que se retoma a idéia exposta na tese).
E a Narração? Pode-se definir essa tipologia como aquela em que se relatam fatos, acontecimentos, sejam eles verídicos ou não. Como o próprio nome diz, Narração é o ato de narrar, de contar histórias, de relatar fatos e acontecimentos passados, presentes ou futuros.

Principais características da Narração

Narrador

Obviamente uma Narração deve ter um narrador, o que narra os fatos. O narrador pode ser onisciente (em terceira pessoa; sabe tudo sobre os personagens e sobre a história) ou personagem (em primeira pessoa; ao mesmo tempo em que narra a história, participa dela; não pode prever o que os outros personagens falarão ou farão).

Personagem

A Narração conta geralmente com um ou mais personagens, seres em torno dos quais se encadeiam os fatos. Esses personagens podem ser pessoas, animais, objetos, etc. Pode-se dizer que um dos aspectos mais importantes da narrativa é o conflito, que pode suceder entre dois personagens, entre o personagem e a sua própria condição de existência, entre o personagem e ele próprio, etc. Ao personagem principal da narrativa dá-se o nome de protagonista; ao que entra em conflito com o protagonista, chama-se antagonista.

Espaço

É o lugar em que ocorre a Narração. É muito importante situar os personagens em um espaço, com o qual podem manter relações de sobrevivência importantes para a narrativa. É o caso do cortiço, em O Cortiço (de Aluísio Azevedo), por exemplo.

Tempo

Costuma-se situar os personagens também em um determinado momento, em um determinado tempo. Esse tempo pode ser cronológico (um minuto, uma hora, uma semana, um ano, etc.) ou psicológico (vivido por meio do flash-back, a memória do narrador).

Enredo

É a seqüência dos acontecimentos que compõem a Narração.

Fonte: www.gramaticaonline.com.br

NARRAÇÃO
Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado:
onde ?
|
quando? --- FATO --- com quem?
|
como?
A representação acima quer dizer que, todas as vezes que uma história é contada (é NARRADA), o narrador acaba sempre contando onde, quando, como e com quem ocorreu o episódio.
É por isso que numa Narração predomina a AÇÃO: o texto narrativo é um conjunto de ações; assim sendo, maioria dos VERBOS que compõem esse tipo de texto são os VERBOS DE AÇÃO. O conjunto de ações que compõem o texto narrativo, ou seja, a história que é contada nesse tipo de texto, recebe o nome de ENREDO.
As ações contidas no texto narrativo são praticadas pelas PERSONAGENS, que são justamente as pessoas envolvidas no episódio que está sendo contado ("com quem?" do quadro acima). As personagens são identificadas (=nomeadas) no texto narrativo pelos SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS.
Quando o narrador conta um episódio, às vezes( mesmo sem querer) ele acaba contando "onde" (=em que lugar) as ações do enredo foram realizadas pelas personagens. O lugar onde ocorre uma ação ou ações é chamado de ESPAÇO, representado no texto pelos ADVÉRBIOS DE LUGAR.
Além de contar onde , o narrador também pode esclarecer "quando" ocorreram as ações da história. Esse elemento da narrativa é o TEMPO, representado no texto narrativo através dos tempos verbais, mas principalmente pelos ADVÉRBIOS DE TEMPO.
É o tempo que ordena as ações no texto narrativo: é ele que indica ao leitor "como" o fato narrado aconteceu. A história contada, por isso, passa por uma INTRODUÇÃO (parte inicial da história, também chamada de prólogo), pelo DESENVOLVIMENTO do enredo (é a história propriamente dita, o meio, o "miolo" da narrativa, também chamada de trama) e termina com a CONCLUSÃO da história (é o final ou epílogo). Aquele que conta a história é o NARRADOR, que pode ser PESSOAL (narra em 1a pessoa : EU...) ou IMPESSOAL (narra em 3a. pessoa: ELE...).
Assim, o texto narrativo é sempre estruturado por verbos de ação, por advérbios de tempo, por advérbios de lugar e pelos substantivos que nomeiam as personagens, que são os agentes do texto, ou seja, aquelas pessoas que fazem as ações expressas pelos verbos, formando uma rede: a própria história contada.
Fonte: www.mundovestibular.com.br

NARRAÇÃO

A Narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.
Narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.

A narrativa impõe certas normas:

a) o fato: que deve ter seqüência ordenada; a sucessão de tais seqüências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação

O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:

fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?
Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há Narração.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: Narração também envolve descrição.

Narração na 1ª Pessoa

A Narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.
A Narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga.
Além disso, esse tipo de Narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.

Narração na 3ª Pessoa

O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro.Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo.
Fonte: www.algosobre.com.br


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