ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
1. Identifique os fonemas que diferenciam as palavras indicadas:
TORTA MORTA PORTA
R = O fonema /t/.
2. Troque apenas uma letra e descubra outras palavras:
a) mata = rato, lata, nata....
b) posto = pasto, rosto, posta....
3. Transcreva a alternativa correta:
A palavra exceto tem seis letras e seis fonemas.
A palavra exceto tem seis letras e cinco fonemas. X
4. Leia em voz alta esta frase:
Da janela de sua cela, Zorro pensava em como alcançar a sela de seu
cavalo.
Considerando as letras e os fonemas, que tipo de ocorrência há entre
as palavras destacadas?
R = As letras c e s correspondem a um fonema: /s/.
5. Forme grupos de palavras de acordo com a indicação:
aproximar= a
auxílio=a
axila=b
exagera=cr
exaltar=c
exame=c
examinar=c
exatidão=c
exaustivo=c
exemplo=c
exercício=c
êxito=c
explicação=a
exposição=a
extremidade=a
fixar=b
fixação=b
flexão=b
flexível=b
proximidade=a
próximo=a
sexualidade=b
taxímetro=b
texto=a
a) Palavras em que a letra x representa o fonema /s/.
R= São todas as que estão com a letra a.
b) Palavras em que a letra x representa o som de /k/ e o de /s/.
R= São todas as que estão com a letra b.
c) Palavras em que a letra x representa o som de /z/.
R= São todas as que estão com a letra c.6. Associe cada palavra à explicação correspondente e transcreva-as.
CHUVA SORTE HONESTO EXCESSO
7 letras, 5 fonemas = excesso
7 letras, 6 fonemas = honesto
5 letras, 4 fonemas = chuva
5 letras, 5 fonemas = sorte
7. Leia as palavras e indique qual é o fonema que as letras destacadas representam:
casarão
certeza
desprezar
exagero Em todas as palavras o fonema é o /z/.
exemplar
exigente
existência
êxodo
fantasia
princesa
prisão
quiser
8. Leia em voz alta:
OUVE CEDER TRÁS HOUVE DESCER TRAZ
Agora forme pares:
- com as palavras que têm os mesmos fonemas apresentados na mesma ordem;
Houve, ouve, trás, traz.- com as palavras que têm os mesmos fonemas apresentados em ordem diferente.
Ceder, descer
Transcreva a frase abaixo utilizando duas dessas palavras.
O avô já não ___ouve_________ bem, por isso não entendeu o que___houve_________entre os netos.
9. Leia em voz alta estas palavras:
CHUVA SORTE HONESTO EXCESSO OUVE CEDER TRÁS HOUVE DESCER TRAZ
Que fonema representa a letra S destacada nessas palavras?
R= Fonema /s/.
10. Leia em voz alta:
agredir = b
braço = b
cabrito = b
carroça = a
catraca = b
chamada =a
cravo = b
filho = a
flores = b
fraco = b
gritaria = b
gueto = a
guia = a
malha = a
massudo = a
querida = a
sanhaço = a
suprir = b
traça = b
trator = b
a) Um grupo com as palavras que têm duas letras juntas representando um único fonema. R= São as palavras que estão com a letra a.
b) Forme outro grupo com as palavras que têm duas consoantes juntas representando fonemas diferentes.
R= São as palavras que estão com a letra b.
Oi, gostaria de saber a resposta correta desse exercício de fonema e letra para ver se ensinei corretamente ao meu filho. Obrigada. Gisele
ResponderExcluirGisele, espero ter ajudado com o gabarito. Qualquer dúvida ou sugestão de exercícios é só avisar.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário.
Eu queria saber porque a palavra chuva tem 4 fonemas? Como faço para contar os fonemas?
ResponderExcluirMuito Obrigado, Daniel ;)